Será em Lausanne, na Suíça, na sede do Tribunal da Corte Suprema do Esporte, CAS TAS, o julgamento que irá definir se a Rússia participa ou não dos Jogos Olímpicosde 2021, em Tóquio. O julgamento é uma apelação do Comitê Olímpico da Rússia pela decisão da WADA de setembro do ano passado que baniu o país por quatro anos por irregularidades encontradas no laboratório da RUSADA em investigações durante o ano de 2018.

Na punição imposta a Rússia, foram encontrados 298 testes com resultados questionados o que resultou nesta punição, além de proibição de realização de torneios internacionais no país, proibição de presença de dirigentes, uso de bandeira, cores pelos atletas. Desde o anúncio de setembro do ano passado, outros 65 novos casos de doping já foram registrados e não devem fazer parte do julgamento, mas podem vir a ser utilizados nos argumentos da WADA.

Pela decisão da WADA, a Rússia está banida, mas atletas e equipes russas poderão participar dos Jogos Olímpicos desde que venham a ser testados previamente competindo sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional além da execução do hino olímpico no caso da conquista de medalhas de ouro na Olimpíada.

A WADA inicialmente solicitou que o julgamento marcado para novembro fosse transmitido ao vivo, a exemplo do que aconteceu no recente caso de Sun Yang, mas o Comitê Olímpico da Rússia recusou a proposta. A transmissão e exposição pública do julgamento é algo que só acontece se as três partes estiverem de acordo.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário