Os recentes protestos raciais e em causas sociais pelo mundo também tem atingido algumas estátuas antigas. Pessoas ligadas ou com passado racistas e divisórios são os principais alvos. Uma estátua, entretanto, não corre qualquer risco de ser atingida, pelo contrário, mesmo em tempos de quarentena segue sempre muito bem visitada.

 

 

Fica em um dos campus da San Jose State University, na Califórnia. E retrata o histórico 16 de outubro de 1968, o pódio dos 200 metros rasos dos Jogos Olímpicos na Cidade do México. A estátua de pouco mais de seis metros é o pódio da prova e traz o campeão olímpico Tommie Smith e seu companheiro John Carlos, medalhista de bronze, com o punho cerrado em protesto contra a discriminação racial.

Na obra do português Ricardo Gouveia, conhecido artisticamente como Rio 23, a impressão inicial pela ausência do vice campeão olímpico Peter Normann na posição de segundo lugar é de que talvez ele tenha se recusado a participar da homenagem, nada disso. O segundo lugar está vazio para as centenas, milhares de turistas e fãs poderem subirem ao pódio junto daquele momento histórico.

 

 

Os dois atletas americanos sofreram muito pelo protesto inclusive Normann foi suspenso pelo Comitê Olímpico da Austrália. No pódio de 68, Normann levou um símbolo do Projeto Olímpico dos Direitos Humanos. Também foi sua ideia que Smith usasse uma de suas luvas pretas e desse a outra para Carlos que havia esquecido as suas na Vila Olímpica. Esta é a razão para Smith ter o punho cerrado direito para cima enquanto Carlos tem o esquerdo.

 

 

 

A estátua foi inaugurada em 2005 e teve a presença de Tommie Smith e John Carlos. Os dois foram alunos da universidade que até hoje tem na sua estátua um dos locais mais visitados do seu enorme campus.

No ano seguinte, Smith e Carlos estavam na Austrália, no funeral de Peter Normann que faleceu aos 64 anos de idade. Os dois foram designados para carregar o caixão pela família de Normann.

 

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário