Na terça-feira, a Comissão Europa anunciou as 15 nações que estão autorizadas a viajar para a Europa a partir do dia 1o de julho. Como já era esperado, e pelos critérios estabelecidos de que os países devem estar em condições de controle da Pandemia igual ou melhor que a União Europeia, o Brasil ficou de fora. Foram apenas 15 países em lista que será atualizada a cada duas semanas.

Mesmo assim, no site do Governo Europeu um outro documento dá uma visão distinta (link).

Pelo documento, o texto indica:

“….Interdita o tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam países associados ao Espaço Schengen. Excetuam-se, exclusivamente para viagens essenciais:

– Voos com origem em países de expressão oficial portuguesa; do Brasil, porém, serão admitidos apenas os voos provenientes de e para São Paulo e de e para o Rio de Janeiro…”.
Ou seja,

Pela nota do Governo Português, se as viagens dos atletas brasileiros forem consideradas “essenciais”, a Missão Europa sai, com os integrantes da delegação brasileira terão de fazer teste para o Coronavírus com 72 horas antes da viagem e ter o resultado negativo comprado.

Esta interpretação de ser “essencial ou não”, o COB fez uma solicitação oficial ao Governo Português para uma manifestação antes de tomar qualquer decisão. De qualquer forma, o COB tem um planejamento para as viagens serem iniciadas a partir de 10 de julho.

Para a natação, são dois grupos previstos:
Grupo 1 – 16 de julho a 8 de agosto, 26 passageiros
Grupo 2 – 9 de agosto a 28 de agosto, 20 passageiros

O COB espera ter a resposta do Governo Português até segunda-feira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário