E deu Koike!

Com 59% dos votos a Governadora Yuriko Koike foi re-eleita ontem para mais quatro anos a frente de Tóquio. A primeira mulher a comandar a maior cidade do Japão somou 3,66 milhões de votos, mais do que a soma dos três outros candidatos derrotados.

Com mais de 70% de aprovação da população, Koike só não bateu o recorde de votos nos nove governadores que comandaram Tóquio desde o final da 2a Grande Guerra Mundial. O recorde ainda está com Naoki Inoe em 2012 com 4,33 milhões de votos.

A vitória de Koike é bem expressiva considerando que apenas 55% dos 11,3 milhões de pessoas que estavam elegíveis para a votação compareceram as urnas no dia de ontem. Comparado com a eleição de 2016, o comparecimento foi maior, 59%, e mesmo assim Koike teve mais de 760 mil votos.

Ganhou a Olimpíada de Tóquio com a eleição de Koike. Dois de seus adversários falavam em até cancelar o evento. Koike tem sido uma grande batalhadora pelo evento, mas nestes meses tem concentrado mais esforços no combate a Pandemia. Sua popularidade é bem maior do que a do Primeiro Ministro Shinzo Abe e a reeleição deixa em aberto até mesmo uma possibilidade de um salto político ainda maior.

Sem falar sobre isso, um bom segundo mandato e o sucesso das Olimpíadas no próximo ano pode fazer uma grande plataforma para Koike se tornar na primeira mulher a chegar ao cargo de Primeira Ministra na história do Japão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário