A Best Swimming publicou um editorial no dia 21 de maio passado (link) “Ninguém viaja em 2020”. Na época, a previsão era de que não teremos nenhum evento internacional neste ano. Passados quase dois meses, cada vez mais parece ficar configurado.

Na quinta-feira, o Administração Geral dos Esportes, uma espécie de Ministério do Esporte da China fez um anúncio de que nenhum evento internacional esportivo será realizado em seu território este ano. A decisão é devido a precaução das autoridades no combate a Pandemia, que mesmo parecendo controlada, ainda teme pelo avanço na chamada segunda onda do vírus. Até este sábado, a China contabiliza 83.587 casos e 4.634 mortes de Coronavírus. Ontem, foram quatro pessoas infectadas em todo país, hoje apenas duas.

O cancelamento de eventos esportivos na China em 2020 afeta os calendários internacionais do tênis com seis etapas do Circuito da WTA e outras duas etapas da ATP, mais dois torneios de golfe, uma competição de escalada até o Grande Prêmio de Fórmula Um de Shanghai.

Nos esportes aquáticos, a segunda etapa da Copa do Mundo estava marcada para Jinan de 10 a 12 de setembro e a penúltima etapa do FINA Marathon Swim Series que seria em 15 de outubro em Chun’An.

Na Copa do Mundo de Natação a etapa de Singapura que está marcada para 4 a 6 de setembro já havia sido o pedido do cancelamento pelo Comitê Organizador local. A FINA tem se mantido um tanto resistente em anunciar o cancelamento completo do circuito de 2020, mas a cada dia parece ser inevitável.

Nas águas abertas, o circuito dos 10K que teria 10 etapas em 2020 já tinha canceladas as etapas de Budapeste, Setubal, Lac St Jean, Lac Megantic, Victoria, Ohrid, Nantou e agora Chun’an. Resta apenas saber se a FINA vai realizar a etapa de Hong Kong em 24 de outubro ou cancela o circuito completo.

Bloqueios de vôos, restrições de viagem, quarentena, e até mesmo o medo da segunda onda da Pandemia, é uma realidade. Está na hora da FINA cancelar por completo a temporada internacional de 2020 e fazer a comunidade focar sua preparação para 2021, o ano olímpico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário