Não está fácil, para ninguém.

Desde 26 de maio, todas as viagens para quem sai do Brasil para os Estados Unidos estão barradas. Não há qualquer previsão de revogação deste decreto do Governo Trump.

Isso gerou uma alternativa onde nadadores estão a cumprir 14 dias de quarentena no México antes de chegar ao solo americano. Um grupo de seis nadadores brasileiros já estão na Cidade do México há dois dias, agora buscam oportunidades para poder treinar.

Outra leva de atletas está com viagem programada para Cancun, no dia 25 deste mês. Um terceiro grupo se programa para embarcar na primeira semana de agosto.

Para deixar as coisas mais difíceis, esta semana a Embaixada Americana no Brasil anunciou a suspensão temporária de emissão de todos os vistos, sem previsão de retomada, pelo menos por enquanto.

Louisville, a universidade treinada pelo brasileiro Arthur Albiero, foi a primeira a retomar os treinamentos voluntários com a equipe de natação, teve de suspender os treinos. Três atletas testaram positivo.

Ontem, conversei com um treinador de uma das principais universidades americanas da Divisão I do NCAA. O sentimento de frustração e impotência é geral. Mais que isso, a perspectiva de um cancelamento de temporada é real.

Nestes próximos dias teremos anúncio para o que vai acontecer com os esportes deste segundo semestre (futebol americano inclusive). Já se fala em cancelamento.

A parte boa de tudo isso. Nenhuma das bolsas corre risco de ser cancelada. Todas universidades irão honrar os contratos e as conferências já reforçaram isso. Também caiu a medida que o Departamento de Imigração Americano bania estudantes estrangeiros de permanecer nos Estados Unidos em caso de aulas virtuais.

A mais recente universidade a anunciar aulas online para o segundo semestre é a Universidade da California Berkeley, atual campeã masculina da Divisão I do NCAA. Mesmo com aulas online, a equipe de natação deverá oferecer treinamentos.

Algumas universidades orientaram os atletas-estudantes brasileiros a permanecer no Brasil aguardando os procedimentos legais e imigratórios. Assim, a orientação segue a mesma, entrar em contato com as suas instituições e seguir as recomendações oficiais.

ATUALIZAÇÃO: 

Atletas-estudantes que tinham suas entrevistas de visto agendadas para agosto foram comunicados de que todos estes agendamentos estão cancelados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário