Mais de 60% dos voluntários cadastrados pelo Comitê Tokyo 2020 para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos expressaram preocupação com relação ao Coronavírus na pesquisa aplicada pela organização. Num formulário online de múltiplas questões, a preocupação com o vírus apontou 66,8% como a maior entre os voluntários.
A pesquisa foi realizada de 1o a 21 de julho e reuniu 80 mil voluntários, sendo que pouco mais de 26 mil responderam.
Outro problema, foi que 21,5% dos entrevistados já indicou que não vai poder atuar como voluntário nas novas datas dos Jogos que agora serão em 2021.
Entre as respostas positivas, 57,6% respondeu que estão melhorando a sua condição física e outros 57,2% estudando idiomas para melhor servir nos Jogos.
Está previsto para setembro uma reavaliação governamental do Coronavírus o que poderá determinar novas medidas a serem implantadas no país.
Mais de 200 mil pessoas aplicaram para ser voluntários nos Jogos de Tóquio superando de longe os 80 mil previstos pela organização. Um serviço de treinamento começou em outubro do ano passado e teve de ser suspenso por conta da Pandemia. O Comitê Tokyo 2020 ainda não informou se vai abrir nova seleção para recrutamento de mais voluntários.
Há muitos anos que presto serviço nas eleições. Estou pensando em não trabalhar esse ano, e avaliem que proporcionalmente a quantidade de pessoas é infinitamente menor do que em um evento como os Jogos Olímpicos. Se para isso eu tenho medo, imaginem se fosse para ser voluntário de um evento do porte dos Jogos Olímpicos?