Em Tóquio, pela primeira vez na história da Olimpíada, os esportes aquáticos serão os que mais medalhas vão distribuir na competição. Além disso, desde Beijing 2008, segundo a FINA, a natação tem sido o esporte com maior audiência global durante os Jogos Olímpicos.

Com este argumento, e ainda reforçado pelo fato de termos esportes aquáticos sendo disputados durante todos os dias de realização da Olimpíada, os pedidos da FINA para o COI não são poucos. Para ser mais exato, a FINA foi a Federação Internacional que mais pedidos fez para o programa olímpico de Paris 2024. Foram pedidos mais eventos, mais atletas, mais provas.

Na natação, o Blog já havia divulgado, a FINA quer o programa completo do Mundial igual a Olimpíada. Isso quer dizer adição das provas de 50 metros costas, 50 metros peito, 50 metros borboleta e o revezamento 4×100 metros nado livre misto.

Nas águas abertas, a FINA pediu o aumento de 25 para 35 nadadores por sexo.

No nado artístico, pedido para inclusão da prova do dueto misto.

O polo aquático pediu a equiparação do torneio feminino com masculino, ou seja, 12 equipes de cada sexo no torneio.Para Tóquio vamos ter 12 no masculino e 10 no feminino o que já foi um aumento em relação ao Rio 2016, quando eram 8 equipes no torneio das mulheres.

Nos saltos ornamentais o pedido de um novo evento, o High diving. A competição que faz parte do Campeonato Mundial desde Barcelona em 2013, tem duas provas, a feminina com altura de 20 metros e o masculino com 27 metros.

Com a previsão de cortes de gastos, de total de atletas, a tendência para aprovação de qualquer uma destas propostas é mínima. O COI decide em dezembro deste ano o programa final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

3 respostas
  1. Claudnei Santos Severino
    Claudnei Santos Severino says:

    Na minha opinião a fina está certa sim em pedir mais espaços nos horários de competições!
    Aprender a nadar é uma sobrevivência humana e incentivar as pessoas admirar a natação é d suma importância!

  2. Guilherme Freitas
    Guilherme Freitas says:

    A FINA esta indo na contramão de tudo que o COI vem fazendo, que é diminuir atletas e custos. Chance zero de qualquer um desses pedidos passar. E na minha opinião já esta bom o programa olímpico do jeito que esta.

  3. Lucius Marcus Ferreira de Araujo Barros
    Lucius Marcus Ferreira de Araujo Barros says:

    Na minha opinião a natação deveria ser composta das seguintes provas:
    50m, 100m, 200m e 400m em todos os estilos;
    200m e 400m medley;
    Revezamento 4X100m e 4X200m medley.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário