Desde ontem, para quem me acompanha no Twitter eu vinha alertando para as restrições de vôo de saída e entrada da Austrália o que poderia comprometer a viagem dos nadadores e comissão técnica australiana para tomar parte na temporada 2 da ISL, a Liga Internacional da Natação.
Hoje, a coisa explodiu!
O Governo Australiano deliberou desde o dia 28 de março através do Ministro da Saúde Greg Hunt uma decisão que restringe entrada e saída de vôos do território australiano. O país é um dos melhores no combate a Pandemia com 26.779 casos e 824 mortes. No índice de mortos por milhão de habitante são 32, um dos melhores do mundo entre os grandes países e o melhor no G20.
A decisão de Hunt na restrição de entrada e saída do país está prevista até 17 de dezembro, mas com tendência, e forte, de extensão. Existem exceções, e alguns atletas e a ISL contavam com isso. Agora, saiu uma recomendação da Swimming Austrália, a Federação de Natação que fez um comunicado direto a todos os nadadores indicando que não concordava com a participação dos atletas e suas viagens para a Europa.
Australianos são o segundo maior contingente de nadadores dos 302 atletas recrutados para a temporada 2 da ISL, com 28 atletas eles estão em oito dos 10 clubes da Liga. Só não tem nadadores australianos nos novos times, Toronto Titans e Tokyo Frogs. Na lista, London Roars é quem acumula o maior número de australianos com 9 seguido pelo New York Breakers com 7.
Nas redes sociais a discussão começou. London Roars fez um comunicado lamentando a saída de todos os seus atletas australianos.
Due to circumstances beyond our control London Roar’s Australian contingent are sadly not able to join us in Budapest. The decision they have each made has been incredibly tough and they will be very much missed. Once a lion, always a lion! #ISL2020 #roarforlondon pic.twitter.com/1zgdM1T7Jd
— London Roar (@ISL_LondonRoar) September 16, 2020
O NY Breakers fez outra publicação no Tweet do treinador Brett Hawke que mencionava a restrição governamental da Austrália dando a responsabilidade para a proibição para a Swimming Australia.
Hhmmmm, Not Australian Government. All my Aussies who applied for travel clearance from the Government received approval to travel in 24 hours. Swimming Australia denied their travel requests.
— New York Breakers (@nybreakers) September 16, 2020
Existe um temor muito grande que isso possa gerar um efeito dominó e outras federações possam tomar o mesmo posicionamento que a Swimming Australia fez. A primeira delas é a do Japão, uma das mais resistentes a toda esta disputa da temporada da ISL durante a Pandemia.
Fora isso, ainda existe as restrições de vôo para a Hungria. Desde 1o de setembro o país voltou a adotar diversos controles e bloqueios na entrada. Para ser mais exato, as fronteiras estão fechadas. O acesso dos nadadores e comissão técnica da ISL seria classificando-os como “extraordinários”.
Podemos ter novidades em breve sobre tudo isso, e pode não ser notícia boa…
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!