A semana marcou o lançamento oficial da volta dos Jogos Escolares Brasileiros em cerimônia realizada em Brasília reunindo integrantes da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania e da direção da CBDE, Confederação Brasileira de Desportes Escolares.

A volta do JEBs foi antecipada pelo Blog há meses. O retorno é uma grande ação para algo que defendo há algum tempo, o esporte escolar é o futuro deste país!

O JEBs 2021 será em setembro, no Rio de Janeiro. Será para as idades de 12 a 14 anos e seletivo para os Jogos Sul-Americanos Escolares que acontecerão em dezembro, no Nordeste.

A surpresa, e muito positiva, no anúncio da semana foi a inclusão da modalidade do polo aquático na competição. O polo aquático fazia parte do antigo JEBs e sua inclusão nas competições escolares é uma reivindicação antiga da modalidade. Tanto dirigentes da CBDA como da PAB brigavam por este retorno.

As 18 modalidades do JEBs 2021 serão:
10 que são seletivas para o Sul-Americano – atletismo, atletismo paralímpico, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
7 adicionais – polo aquático, vôlei de praia, caratê, wrestling, ginástica artística e rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

A CBDE ainda pretende incluir os seguintes esportes de demonstração:
skate, escalada, dança e curling.

Outra notícia muito boa para o esporte escolar foi a iniciativa da CBDE que vai isentar de taxas as escolas públicas do país na disputa das seletivas escolares estaduais. Isso não só incentiva, mas viabiliza muitas das instituições que, por muitas vezes, ficam impedidas de participar por falta de condições financeiras.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário