Aliaksandra Herasimenia, maior nadadora da história e única medalhista olímpica de Belarus, colocou o agasalho que utilizou no pódio dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 a venda no Ebay. A ação faz parte do grupo de atletas e ex-atletas de Belarus criado em setembro  como forma de  protesto a recente e controversa re-eleição do Presidente Aleksandr Lukashenko para o que será o seu sexto mandato a frente do país.
 

 
Até a publicação deste post, o agasalho já valia mais de 1,7 mil dólares. Segundo a ex-nadadora, toda a renda será revertida para o grupo nas suas ações e na assistência psicológica a vários integrantes que têm sido vítima de perseguição e ataques de integrantes do governo. Ontem, o Blog Olhar Olímpico do UOL publicou a prisão de uma jogadora de basquete integrante do grupo (link).
Herasimenia foi medalhista olímpica nos Jogos de Londres (prata nos 50 e 100 livre) e bronze nos Jogos do Rio (bronze nos 50 livre). Além disso, a velocista foi campeã mundial em Shanghai nos 100 metros nado livre, além de prata nos 50 costas do Mundial de 2007 e bronze nos 50 costas do Mundial de Budapeste em 2017.
 

 
O grupo BSSF/Belarus formado pelos atletas e ex-atletas criou um fundo de assistência e que em doações já ultrapassou os 2,3 milhões de dólares. Fora Herasimenia, apenas um nadador participa de forma ativa no grupo, é Pavel Sankovich, que mora e treina nos Estados Unidos há vários anos.
Aleksandr Lukashenko é Presidente de Belarus desde 1994. Três anos depois ele também assumiu a Presidência do Comitê Olímpico Nacional.
 
 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário