Terminou ontem o período oficial de registro de chapas para as eleições da CBDA. Tivemos apenas o registro da chapa de situação encabeçada pelo atual Presidente Luiz Fernando Coelho tendo o diretor executivo da entidade, Renato Cordani, como vice. O registro da chapa teve o endosso de 23 das 27 federações.
Havia uma segunda chapa que teria o empresário e advogado Alexandre Zwicker como Presidente e o Presidente da Federação Aquática de Sergipe, Antonio Aragão, como vice, que na segunda-feira, em comunicado aberto declarou a desistência de concorrer ao pleito.
Com o prazo oficial encerrado, ficou determinado que teremos chapa única nas eleições que acontecerão no dia 11 de dezembro e irão eleger por aclamação o atual presidente para mais quatro anos. Poderão votar neste pleito as 27 federações estaduais, os 14 membros da comissão de atletas da CBDA e os quatro clubes campeões das cinco modalidades aquáticas em torneios absolutos nacionais (Pinheiros venceu natação e polo aquático).
Fundada em 1978, como Confederação Brasileira de Natação, modificada em 1989 para Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a entidade não tem histórico de eleições com disputas. Tanto na fase da CBN como no período que Coaracy Nunes esteve a frente da CBDA, as eleições quase sempre foram por aclamação.
As poucas eleições que tivemos, Ruben Márcio Dinard de Araújo contra Coaracy Nunes na década de 80, com vitória de Rubem Márcio, e de Miguel Cagnoni contra Ricardo Barbosa, Cyro Delgado e Jefferson Borges em 2017 e 2018, com vitória de Cagnoni foram marcadas por controvérsias e disputas judiciais.
Uma das boas consequências do momento atual na gestão dos esportes aquáticos, mesmo na época de Pandemia, e numa crise gigantesca nas contas da entidade, é o bom relacionamento das federações estaduais integrados na fase de recuperação da CBDA. Alexandre Zwicker, que seria candidato de oposição, inclusive deve participar de forma ativa contribuindo para a nova gestão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário