O improvável aconteceu, a Corte Suprema da Suíça anulou o julgamento e a suspensão de Sun Yang. A notícia explodiu na manhã de quinta-feira na agência de notícias chinesa Xinhua. Ainda sem muitos detalhes, a informação é de que o julgamento foi anulado, mas sem análise do mérito.

A decisão foi baseada em provas apresentadas pela defesa de Sun Yang que comprovavam atitudes e comentários racistas, anti-chineses, de um dos juízes, o italiano Franco Frattini. Em um Tweet postado em 2018, Frattini chamou os chineses de “bastardos, sádicos” numa crítica a crueldade no tratamento de animais (cães e gatos).

A Corte decidiu assim anular o julgamento que puniu Sun Yang por oito anos e recomendou nova análise do caso com outros juízes. Isso determina que Sun Yang está apto para voltar a treinar e competir oficialmente até novo julgamento de seu caso.

Vale lembrar que no relatório financeiro da WADA, o processo da entidade contra Sun Yang, entre todas as investigações, advogados e custos com a corte custaram 600 mil dólares.

Abaixo o print do Tweet do juiz italiano Franco Frattini que fez parte da defesa de Sun Yang.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário