A verba da UK Sports, uma espécie de Ministério do Esporte da Grã-Bretanha, na preparação dos atletas dos Jogos Olímpicos de Paris vai ganhar um aumento de 345 para 352 milhões de libras esterlinas, ou seja um valor em real de 2,4 bilhões de reais na preparação a ser distribuído entre 43 federações nacionais de esporte olímpico e paralímpico.

O aumento de 7 milhões de libras esterlinas, 49 milhões de reais, também foi marcado pela entrada dos esportes escalada, surfe e skate que terão todo o seu orçamento coberto pela nova receita. A natação, entretanto, foi um dos esportes mais atingidos e vai sofrer um corte de 11,4% no valor gasto para a preparação de Tóquio 2020. Só quem perdeu mais dinheiro foi a Federação de Hipismo que teve uma redução de 11,6% na sua verba.

Não há um motivo aparente neste corte da natação, até porque os resultados deste último ciclo foram muito positivos. No Rio 2016, a natação britânica ficou em 6o lugar no quadro geral de medalhas com 1 ouro e cinco pratas. Neste ciclo tivemos dois Campeonatos Mundiais, Budapeste, em 2017, quando os britânicos ficaram em segundo lugar com sete medalhas sendo quatro de ouro e em Gwangju, 2019, terminando em sétimo lugar, com as mesmas sete medalhas, sendo três de ouro.

A natação olímpica da Grã-Bretanha terá um orçamento de 112 milhões de reais nos preparativos para Paris 2024 e a paralímpica um total de 49 milhões de reais.

O esporte da Grã-Bretanha ganhou 67 medalhas na Olimpíada do Rio e 64 na Paralmpíada. Veja aqui em detalhes por modalidade o total dos valores para Paris 2024:

https://www.bbc.com/sport/olympics/55367946

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário