Com a anulação do julgamento de novembro de 2019, determinado pela Corte Suprema Federal da Suíça, o CAS/TAS vai realizar um novo julgamento para o caso Sun Yang. Isso quer dizer, tudo de novo. O mesmo caso, as mesmas acusações, as mesmas testemunhas. O que muda é a defesa de Sun Yang, ele e seu time de defesa, terão oportunidade de apresentar argumentos mais sólidos e menos confusos como foi o do último julgamento.

O caso Sun Yang é muito mais um caso de indisciplina (como tantos outros dele) do que de violação de doping. Ele paga pela fama e pelos atos que tem feito durante toda a sua carreira.

Num processo natural, o julgamento seria feito no segundo semestre de 2021, mas por se tratar de uma pauta de grande relevância e atenção mundial, o CAS/TAS deve fazer um esforço enorme e colocar para ser julgado ainda no primeiro trimestre, e que o resultado saia antes da disputa dos Jogos Olímpicos. A pressão internacional será enorme para que isso aconteça.

É importante destacar que o fato de um julgamento ser anulado pela Corte Suprema da Suíça não quer dizer que a punição será ou não alterada. Já aconteceu de tudo. Ou seja, punições revertidas, penas diminuídas ou manutenção da mesma suspensão.

Novo julgamento, três opções para o que pode acontecer:

1o Sun Yang absolvido
Embora eu não acredite, isso pode acontecer. Seria uma saraivada de críticas internacionais para o CAS/TAS e o processo todo do controle anti-doping abalado. Embora improvável, existe a possibilidade, que seria intensamente repudiada pela mídia e opinião pública.

O CAS/TAS sabe disso, e mais, sabe da importância e influência que um julgamento como este pode passar como mensagem para o esporte internacional.

2o Sun Yang com pena reduzida
Aqui vai depender do time de defesa de Sun Yang. Não pelos argumentos, pois de fato ocorreram irregularidades no processo de coleta do exame anti-doping do nadador chinês, mas sim como apresentá-los. A estratégia utilizada no primeiro julgamento foi confusa e truncada. É verdade que o processo de tradução deixou isso ainda mais complicado, mas não havia harmonia na defesa de Sun Yang e seu próprio depoimento.

A anulação do primeiro julgamento foi algo bem positivo para que isso aconteça. É a oportunidade para corrigir e evitar o que aconteceu de errado e que determinou uma pena de oito anos.

3o Sun Yang mantida pena 8 anos
Não é uma garantia, mas é a maior tendência. O CAS/TAS vai analisar um caso novo, mas com fatos que já são conhecidos e que têm um apelo mundial muito grande. Uma coisa importante a ser destacada é o fato de que os juízes se concentram apenas nos autos, ou pelo menos deveriam. Assim, o que vai realmente determinar a decisão será o que for apresentado em julgamento.

Nota do Blog:
Seria prematuro (ou torcida) apontar qual a tendência de uma decisão de um julgamento que ainda vai ser realizado. Porém, é muito claro que a primeira opção é totalmente fora da normalidade, e a perspectiva fica entre a segunda e a terceira opções, dependendo aí de como será o processo de defesa de Sun Yang.

1 responder
  1. Gustavo
    Gustavo says:

    Nunca consegui me convencer de que Sun Yang violou o código da WADA nesse caso. Isso, considerando que seja verdadeiro que o(s) agente(s) da WADA não estava(m) corretamente identificado(s). Sem dúvida é um caso de indisciplina. Oi talvez eu tenha mal entendido alguma parte.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário