O julgamento de novembro de 2019 e que teve a decisão anunciada em fevereiro do ano passado suspendendo Sun Yang por oito anos está anulado. Um novo julgamento será realizado baseado na apelação que a defesa de Sun Yang fez junto a Suprema Corte da Suiça. Esta, encontrou na participação de um dos três juízes responsáveis pela decisão, posições “racistas e sem a imparcialidade necessária” para o julgamento.

Agora, sai por completo o texto do documento (13 páginas em francês) que pode ser visto clicando aqui.

O juiz em questão é o italiano Franco Frattini, ex-Ministro das Relações Exteriores de seu país, e um antigo defensor contra a crueldade dos animais. Através de sua conta de Twitter, Frattini fez várias postagens, algumas delas bem ostensivas. No documento, a Corte Suprema da Suiça indicou que várias destas posições são “inaceitáveis” para um juiz num caso de tamanha visibilidade e exposição.

Com a anulação do julgamento, o CAS/TAS deve marcar uma nova audiência, novos juízes, e todo processo de Sun Yang será retomado. Vale destacar que a Suprema Corte da Suiça não deliberou absolutamente nada sobre o mérito do caso, apenas a atuação inadequada do juiz italiano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário