A temporada 2020/2021 já teve um total de 110 equipes de diferentes modalidades, ambos os sexos, encerrados no esporte americano universitário. Destas 110 equipes, 86 delas estão definitivamente fechadas, enquanto outras 24 foram parcialmente suspensas, mas sem a garantia de que serão retomadas.
É a maior crise da história do esporte universitário americano. O número de 110 equipes supera a crise anterior de 1997/1998 quando foram 102 equipes fechadas.
A natação só perde para o tênis em número de equipes eliminadas neste ano:
division-i-sports-eliminated-
Não pense que a crise só afeta as universidades pequenas. Stanford, uma das mais tradicionais e ricas instituições do país, fechou 11 times, quase um terço do seu total de 36 equipes. Entre os atletas-estudantes de Stanford estão 152 conquistas de títulos nacionais por equipe, 270 medalhas olímpicas e 25 anos consecutivos do troféu de melhor programa atlético universitário do país.
Entre estes 11 times fechados, está um dos aquáticos, o polo aquático. O fechamento destas 11 equipes afetou diretamente 240 atletas-estudantes em equipes que tinham 20 títulos nacionais do NCAA e 27 medalhas olímpicas.
Também é importante destacar que dos 36 esportes que Stanford possui, apenas dois, o basquete masculino e o futebol americano são auto-sustentáveis, ou seja, vivem de suas próprias rendas de licenciamento, venda de ingressos e direitos de TV.
O investimento universitário no esporte é gigante nos Estados Unidos. Segundo dados do NCAA, as universidades americanas investem anualmente 5,5 bilhões de dólares nos esportes das três divisões.
Na Olimpíada do Rio, um total de 88% da delegação americana era membro ou foi membro de uma equipe universitária do NCAA. Ou seja, uma crise como esta, afeta diretamente o esporte olímpico do país.
Nem tudo é notícia ruim no esporte universitário americano. Nestes últimos meses, oito universidades trouxeram pelo menos uma modalidade de volta. Entre elas, o maior destaque para William & Mary que re-estabeleceu sete modalidades esportivas.
Você pode acompanhar neste site que relaciona todos os programas que estão sendo fechados no esporte do NCAA:
http://almanac.mattalkonline.com/covid-19-era-dropped-sports/
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!