Os australianos são (disparados!) os maiores críticos da situação do nadador chinês Sun Yang que depois de ser banido por oito anos teve seu julgamento anulado e vai ser novamente analisado pelo Tribunal da Corte Suprema do Esporte, o CAS/TAS. A imprensa e as redes sociais da Austrália são quase que unânimes nas críticas ao chinês.

Já no caso da velocista australiana Shayna Jack a situação é um tanto distinta. A imprensa tem tomado posição bem clara na defesa da nadadora que testou positivo em um teste surpresa em junho de 2019. Suspensa inicialmente por quatro anos e reduzida para dois, Jack ainda vai a julgamento podendo ter a sua pena aumentada.

Quase todos jornais além de emissoras de TV defendem a versão de Jack que teria ingerido um suplemento “contaminado” com presença de uma substância que ela não teria conhecimento.

O suporte de Shayna Jack também é grande nas redes sociais e de seus companheiros de seleções. Cate Campbell chegou a fazer um pronunciamento público em sua defesa.

Agora, uma vaquinha online está aberta na internet em busca de fundos para suportar a sua defesa já que o caso deve voltar a ser analisado e existe o risco de um aumento de pena.

No site Gofund.me já foi arrecadado até a publicação deste post um total de 50 mil dólares australianos, algo superior a 200 mil reais. Segundo a imprensa australiana, Jack já teria gasto mais de 130 mil dólares na sua defesa.

https://www.gofundme.com/f/help-swimmer-shayna-jack-continue-to-fight?qid=db83382606135bf75c81fec189ba3e35&utm_campaign=p_cp_url&utm_medium=os&utm_source=customer

2 respostas
  1. Sandro
    Sandro says:

    Bom Dia Coach!
    Não são só os australianos que são os maiores críticos do Sun Yang… Pode me incluir, e também incluir Bruno Fratus e muitos outros nadadores e técnicos mundo afora dentre os maiores críticos do Sun Yang!!!
    Sun Yang é o típico anti-heroi que vai contra os princípios olímpicos almejados desde a Grécia Antiga. Sun Yang não representa os valores do esporte e seus princípios. Sun Yang não respeita outiros nadadores e técnicos nas rotinas diárias de treinamento, de aquecimento. A fama de tosco, de mau caráter é levada a risca, comprometendo sua imagem agressiva. Sun Yang está longe de ter um comportamento ético, respeitoso, está longe de ser exemplo e referência dentro do meio esportivo.
    “- Estava no aquecimento e ele puxou o pé da brasileira. Passou por cima dela. Ela ficou brava com isso e tomou satisfação. Ele tentou dar uma cotovelada, um chute nela. Aí, os treinadores do Brasil foram falar com ele. Ele disse que ela estava atrapalhando, e um treinador falou que a piscina não era só dele. Foi todo mundo na borda, ficou aquela troca de ofensas… Acho que com brasileiro ele não vai se meter mais. Juntaram uns 15 na borda, em cima dele. Mas não houve agressão – explicou o técnico brasileiro, Alberto Pinto da Silva, o Albertinho.
    Depois de a turma do “deixa disso”chegar, composta principalmente pela Associação Chinesa de Natação, para mais uma vez acobertar o mau comportamento de Sun Yang e passar panos quentes na arrogância dele, o treinador brasileiro foi realizar a queixa formal, amparado por comandantes de outros países.
    – O técnico do Canadá chegou para mim e falou: “ele já agrediu meus nadadores”. O treinador da África do Sul me disse que ele agride os nadadores, quando está nadando no aquecimento. Chile, Argentina, todo mundo veio me falar o que eu devia fazer nessa situação. Se ele está fazendo isso com todo mundo, é um cara perigoso, não tem nada a ver com o esporte, completou o treinador Albertinho.
    Não é de hoje que a Associação Chinesa de Natação, tenta passar panos quentes nos casos de doping de Sun Yang
    Apenas em Novembro de 2014, que a Associação Chinesa de Natação divulgou que Sun Yango havia testado positivo para uma droga proibida e cumprido punição por três meses. Porém, gerou suspeitas o fato de a Associação Chinesa de Natação não ter passado qualquer outro detalhe sobre o caso, nem como quando foi a data do exame ou data em que Sun Yang cumpriu a punição. Por todas essas obscuridades, durante o Mundial de Kazan, Yang foi bombardeado de perguntas sobre doping.
    Somente depois da polêmica de Associação Chinesa de Natação querer esconder a real data da constatação do consumo da droga proibida e data da punição é que se soube que foi em Maio de 2014 que Sun Yang foi banido por “APENAS” três meses pela Associação Chinesa de Natação (CSA) após ter testado positivo para trimetazidina, classificada como estimulante na época pela Agência Mundial Antidoping (WADA )
    A Agência Mundial Antidopagem (WADA) advertiu e repreendeu a Associação Chinesa de Natação pela demora em relatar o teste positivo para droga proibida e subseqüente punição de 3 meses, tendo comuncado somente em Novembro um fato grave que ocorreu em Maio de 2014. O tratamento da FINA no caso foi criticado por supostamente “acobertar uma das maiores estrelas do esporte em um mercado-chave”. De acordo com a Swimming World Magazine , a própria mãe de Sun Yang, Yang Ming, havia revelado em uma postagem na mídia social, devidamente já excluída, que a Associação Chinesa de Natação tentou, e conseguiu, esconder da WADA a suspensão de três meses de Sun Yang em 2014.
    Em Setembro de 2018, uma equipe antidopagem foi até a residência de Sun Yang, na província de Zhejiang, fazer um teste anti-doping surpresa. Quando Sun Yang chegou em casa, estavam ainda a sua mãe Ming Yang e o médico Ba Zhen, médico de Yang e que já foi DUAS VEZES PENALIZADO por doping!!!
    Instruído pela mãe de Sun Yang, um segurança tentou quebrar o material com as amostras de sangue já coletadas. Sem sucesso, a destruição só foi possível após o próprio Sun Yang destruir as amostras a marteladas.Sun Yang ainda rasgou o protocolo de registro do exame. Toda esta discussão e tentativa de coleta durou cerca de 4 horas com oa equipe antidoapgem deixando a casa de Sun Yang por volta das 3:15 da madrugada.
    Sun Yang recebeu uma punição de OITO anos do CAS/TAS, a corte suprema do esporte, devido ao fato dele ter destruído amostras da coleta do seu exame de sangue e se recusado ao fazer o teste de urina. Nadadores e técnicos de vários países e a imprensa internacional aprovaram a punição que praticamente decretava o fim da carreira de Yang.
    Sun Yang já demonstrou em outras situações ser um mau caráter de má indole e trapaceiro! Sun Yang é como o Dick Vigarista da Corrida Maluca, um mau caráter que não faz bem ao esporte.
    Depois do australiano Mack Horton se negar a subir no pódio dos 400 m livres, vencida por Sun Yang, para protestar contra o nadador chinês, acusado de destruir uma amostras de sangue com um martelo durante um exame antidoping, foi a vez do britânico Duncan Scott, medalhista de bronze nos 200 livre, protestar, se negando a apertar a mão do medalhista de ouro Sun Yang e pousar para a foto oficial ao seu lado. Com o punho fechado de forma extemmamente arrogante e agressiva, Sun Yang começou a berrar na cara de Duncan Scott: “Eu ganhei! Eu ganhei!” e “Você é um perdedor, eu sou um vencedor” .
    Duncan Scott não quis comentar o ocorrido, mas recebeu o apoio de Adam Peaty. “Ele tem razão. O mais importante como atleta é que você pode fazer sua voz ser escutada, e Duncan o fez”, aplaudiu Adam Peaty.
    A presença de Sun Yang, que chegou a receber uma punição de OITO ANOS na Seletiva Chinesa, após destruir a amostra de sangue a marteladas é vista como uma afronta da Confederação Chinesa de Natação para muitos nadadores ao redor do mundo, principalmente Bruno Fratus que jáperdeu a paciência com esses absurdos.
    O campeão olímpico sul-africano Chad le Clos diz que não tinha dúvidas de que o nadador chinês Sun Yang estava trapaceando e acredita que seu momento especial de medalha de ouro foi roubado nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.
    “Não é absolutamente nenhuma surpresa para mim. Ele falhou em dois testes de drogas proibidas em 2014. Todos nós sabemos que ele é um nadador sujo. Não sou só eu que sabe disso, é toda a comunidade aquática.”, disse Le Clos ao jornal South Africa’s Eye Witness News.
    “Eu estava muito à frente faltando 50 metros naquela prova, mas Sun Yang passou por mim. Ele foi o único homem que fez isso, e isso diz tudo, na verdade.Eu quebrei o recorde nacional (sul-africano), o recorde africano e Sun Yang me ultrapassou como se eu estivesse parado nos últimos 25 metros, o que é inédito.”
    “Acho que o cara que ficou em nono deve ser premiado com o oitavo. Acho que o cara que terminou em décimo sétimo deve levar o décimo sexto e, claro, acredito que mereço essa medalha de ouro ”.
    Le Clos acrescentou que se arrependerá para sempre de ter perdido a chance de comemorar outra vitória olímpica.
    “Eu quero isso para o meu registro. (Mas) eu perdi um momento…”

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário