No domingo, um grupo de dirigentes da LEN, Liga Europeia de Natação, foi até a piscina de aquecimento da Duna Arena. Estavam em busca da nadadora neerlandesa Kira Toussaint. Era o dia de encerramento do Europeu e Toussaint havia terminado de nadar o revezamento 4×100 metros medley pelos Países Baixos conquistando a medalha de prata.

O grupo de dirigentes levava uma surpresa para Toussaint. O prêmio de “espírito esportivo” era um reconhecimento pela sua atitude nestes últimos dias. Três dias antes, Toussaint foi a mais prejudicada na final dos 100 metros costas que foi nadada duas vezes. Na primeira, ela terminou em segundo lugar, mas o mal funcionamento do sistema de som na saída que prejudicou a nadadora da Suécia Louise Hansson causou o cancelamento da disputa. A prova foi repetida, e Toussaint caiu do segundo para o quarto lugar.

Mesmo com a perda de medalha, nem Toussaint, nem a delegação dos Países Baixos fez qualquer manifestação pública de desagravo a arbitragem e organização da competição.

E foi uma surpresa para Toussaint receber o reconhecimento e o pedido de desculpas pelo ocorrido, que embora tenha sido feito de acordo com as regras, ficou constatado que ela foi prejudicada e conseguiu lidar com a adversidade.

Kira Toussaint, tem 28 anos de idade, e vai estar em Tóquio para nadar a sua segunda Olimpíada. Está classificada para a prova dos 100 costas e o revezamento 4×100 metros medley.

1 responder
  1. Sérgio Rossa
    Sérgio Rossa says:

    Viva Kira!! Muito legal o reconhecimento!
    Me lembrei do Vanderlei Cordeiro de Lima.
    Grandes atletas, grandes pessoas!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário