Se foi coincidência ou não, ninguém sabe, mas o Governador Republicano da Flórida, Ron deSantis assinou nesta terça-feira uma lei que determina o banimento dos atletas transgêneros das disputas esportivas escolares e universitárias no Estado.

A Flórida, com isso, se torna o sétimo estado americano com lei similar se somando a Alabama, Arkansas, Idaho, Mississipi, Tennessee e West Virginia. Na Dakota do Sul existem duas ordens executivas com restrições similares a estas leis.

Basicamente, as novas leis determinam que tanto no esporte escolar e universitário, e somente em competições realizadas dentro do seu estado, atletas devem competir dentro do sexo de nascimento.

Estas leis se opõem a regra do NCAA que tem regulamento específico para isso, semelhante ao sistema adotado pelo Comitê Olímpico Internacional. Ainda não se sabe qual será a consequência destas leis, mas existe uma possibilidade (grande) de retirada de todas as competições nacionais do NCAA destes estados.

Algo semelhante aconteceu há alguns anos quando a Carolina do Norte baixou uma lei onde era obrigatório o uso do banheiro referente ao sexo de nascimento. Tal lei acabou causando a retirada de inúmeros eventos esportivos do Estado e a lei acabou sendo revogada.

NOTA DO BLOG:
O tema é muito controverso e seguimos na discussão política onde não deveria nem fazer parte deste processo. O correto seria deixar as entidades esportivas e organizacionais deliberarem sobre o assunto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário