USA Swimming anunciou ontem, no final da noite, a decisão para remediar o problema dos 400 metros nado livre masculino. Depois de muitos anos (ninguém nem lembra), os americanos não conseguiram fazer com que os dois primeiros colocados da Seletiva Olímpica Americana alcançasse o índice olímpico A da prova.

Nos 400, apenas o vencedor Kieran Smith com 3:44.86 nadou abaixo da marca olímpica de 3:46.78. Agora, a USA Swimming fez um comunicado oferecendo duas Tomadas de Tempo Oficial na abertura da etapa de hoje e outra na sexta-feira reunindo os 10 primeiros colocados da prova, eliminando o campeão.

A inclusão dos 10 primeiros colocados, utilizando as duas raias da ponta, tem um significado a mais, já que Zane Grothe ficou em 11o lugar na eliminatória e é o único americano que conseguiu nadar na marca A durante o período de classificação desde 2019. Grothe foi oitavo colocado no Mundial de Gwangju com 3:45.78.

O “puxadinho” não parou aí. A USA Swimming ainda ofereceu a oportunidade para todos os 10 nadadores de fazer outras tomadas de tempo na disputa da Seletiva Americana e até nas competições reconhecidas pela FINA até 27 de junho. Um detalhe importante é que se dois ou mais nadadores fizerem a marca, não será apurada a melhor marca e sim o nadador que teve a melhor colocação na prova dos 400 livre da Seletiva Olímpica.

5 respostas
  1. CARLOS OLIVEIRA
    CARLOS OLIVEIRA says:

    Esse “bom senso” faltou à CBDA na nossa seletiva, irrecorrível, imutável, irretratável.

  2. Sérgio Rossa
    Sérgio Rossa says:

    Por que levar apenas 1, se existe a possibilidade de levar 2. Por mais que a chance de medalha deste segundo classificado seja pequena, a chance nem existiria se imperasse a chance única.
    Acho muito mais justo (principalmente levando em conta um ciclo de 5 longos anos). Parabéns ao bom senso da natação americana.
    PS. Isso sem falar que cada atleta a mais, significa mais mídia, mais posts (incluindo família, amigos, patrocinadores,…), mais chances, mais histórias, enfim mais natação e mais esporte.

  3. Aécio Amaral
    Aécio Amaral says:

    Teve aquele Trial em que a Tara Kirk estava classificada prá nadar 100 peito, mas testou positivo, foi cortada acho que no dia seguinte da competição. Não chamaram a terceira colocada para a vaga. nadaram com uma nadadora só.

  4. Sandro
    Sandro says:

    Que prova fraca da natação americana esses 400 livre, hein?
    As melhores provas dos EUA são as de 100 e 200 m livre e estilos, com certeza!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário