O jornal Metro da Grã-Bretanha adota o mesmo modelo da sua versão no Brasil. É distribuído gratuitamente e tem a maior circulação entre os jornais impressos do país.

Esta semana, trouxe uma matéria exclusiva (link) na qual fazia uma espécie de denúncia indicando que a a “soul cap”, uma versão de touca de natação específica para cabelos afro não poderia ser utilizada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A matéria é assinada pela jornalista Natalie Morris e teve contato apenas com o fabricante da touca, os criadores Toks Ahmed e Michael Champam, que lançaram o produto em 2017 e, segundo a matéria, já “forneceram” 40 mil unidades na Grã-Bretanha e internacionalmente.

Segundo a publicação, a touca foi barrada pela FINA indicando que não haveriam atletas de alto rendimento que tivessem a necessidade de tal equipamento e, por conta disso, estaria proibida de ser usada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, embora a FINA não tenha respondido a reportagem conforme a própria matéria menciona.

O teor comercial e publicitário da publicação é bem claro, e até apelativo. Informações importantes como as regulamentações que a natação competitiva determinam são completamente esquecidos. Aqui a regra que trata dos trajes e acessórios de natação e um capítulo trata especificamente sobre as toucas e nele contém a regra que o equipamento tem de seguir o formato da cabeça.

Outro aspecto é a questão temporal do processo de aplicação e aprovação dos produtos. Todo e qualquer material que venha a ser utilizado pelos atletas nos Jogos Olímpicos precisam ser submetidos para testes, análise e aprovação ou não de um departamento específico da FINA.

A matéria esqueceu por completo de mencionar isso. Aliás, a matéria só serviu para duas coisas, criar a polêmica, que não tem polêmica, e (tentar) vender o produto.

Veja aqui a regra da FINA que trata de todos os acessórios e os processos de aprovação:

https://resources.fina.org/fina/document/2021/02/23/7d18d53c-cf57-47f2-adc9-4649c1926044/frsa.pdf

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário