A recordista portuguesa dos 200 metros peito Victoria Kaminskaya foi bem dura nas suas redes sociais. Reclamou muito pelo fato da Federação Portuguesa de Natação e Comitê Olímpico de Portugal terem recusado o convite para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Kaminskaya nadou no Mundial de Gwangju para 2:25.67, muito próximo do índice A 2:25.52. Depois disso, participou de várias competições, mas nem conseguiu a marca desejada, nem conseguiu repetir seu melhor tempo.

Esta semana, Kaminskaya foi chamada pela marca B, mas com a recusa de Portugal outra nadadora, de outro país, com tempo pior que ela, foi convocada. Veja o texto completo:

 

Bem, hoje a minha partilha não é a mais feliz nem alegre como costuma ser.
Recebi hoje uma notícia do meu treinador que me deixou completamente de boca aberta.

Como muitos de vocês devem saber, eu não consegui fazer o mínimo A de qualificação para os jogos olímpicos por cerca de 1 décimo, o que à primeira vista me deixa de fora destes jogos olímpicos. No entanto, a FINA( federação internacional de natação), com base nos rankings pode seleccionar atletas que fizeram o mínimo B, através de vagas, para preencher determinadas provas.

Acontece que hoje, uma atleta que estava atrás de mim no ranking foi seleccionada e eu não! Tudo porque a federação portuguesa de natação, decidiu que este ano não levava ninguém por ranking e comunicou isso à FINA. Eu não estou a dizer que isto é uma novidade para mim, a federação avisou que não ia levar ninguém por ranking, mas isto foi dito antes do COVID, em 2019. (Engraçado que isto não está documentado nem oficializado em lado nenhum, apenas palavras de uma reunião).

As circunstâncias mudaram, tivemos menos provas, estivemos 2 meses parados, para não falar que as duas competições organizadas em Portugal pela federação, este ano, para a realização de mínimos olímpicos foram um completo fracasso, vergonha e falta de respeito para os atletas e treinadores que ainda estavam a tentar fazer mínimos e fizeram de TUDO para treinar, voltar mais fortes e contornar as consequências da quarentena.

Fico triste e irritada porque sei que outras modalidades profissionais em Portugal e não só, levam atletas que estão exactamente na mesma situação que eu. Modalidades essas que têm campeões olímpicos, medalhados em campeonatos do Mundo e campeonatos de Europa e nós ainda nos damos ao luxo de recusar atletas que estão qualificados!!! Sei que isto não vai mudar nada, mas estou a partilhar esta situação, porque demonstra mais uma vez que a federação não respeita o trabalho dos CLUBES, TREINADORES e principalmente dos ATLETAS. Porque realmente são esses que trabalham todos os dias, para alcançar um objectivo, para elevar a natação portuguesa e depois cortam-nos as pernas!!!

Sinto que não estamos a remar para o mesmo lado e eu não posso deixar passar isto em branco.
Espero que isto não aconteça a mais nenhum atleta no futuro, depois de todo o trabalho realizado, porque realmente é uma mer****.

1 responder
  1. SANDRO
    SANDRO says:

    Sinceramente está muito MIMADINHA essa Victoria…
    Fica aí fazendo pirraça e dando xilique, mas o índice A, que é bom, ela não faz, não é mesmo?
    Queria ver se ela fosse britânica ou australiana que tiveram que fazer marcas maisfortes que índice A se ela estaria de pirraça…
    Treine mais, reclame menos e faça pelo menos o índice A, Dona Victoria!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário