A Olimpíada é uma coisa apaixonante, são tantas histórias que fazem o esporte integrar o nosso mundo cada vez mais.

 

Donata Katai

No Zimbabwe, a jovem Donata Katai está sendo comemorada como a primeira nadadora negra do país a participar da Olimpíada. Aos 17 anos, a promissora nadadora de costas tem uma responsabilidade enorme para um país que teve Kirsty Coventry participante de cinco Olimpíadas e sete medalhas olímpicas, sendo duas de ouro.

Katai recentemente venceu os 50 e 100 costas no Campeonato Africano Júnior quebrando um recorde que era de Coventry. Agora, vai para a Olimpíada com a mesma idade que Kirsty Coventry foi em Sydney 2000. Nesta estreia, ela nem passou das eliminatórias, mas quatro anos depois para ganhar o ouro em Atenas 2004.

A presença de uma nadadora negra de Zimbabwe é importante para um país de 99% de população negra onde a natação não tem um alto grau de popularidade.

 

Jeanne Boutbien

 

Se o Zimbabwe manda a primeira negra, Senegal vai mandar a sua primeira nadadora branca para os Jogos Olímpicos. É Jeanne Boutbei, 22 anos, recordista nacional com 27.51 nos 50 metros nado livre. Boutbei esteve nos dois últimos Campeonatos Mundiais e deve nadar as provas de 50 e 100 metros nado livre em Tóquio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário