24 de julho de 1908, o revezamento 4×200 metros nado livre fechou a disputa da natação dos Jogos Olímpicos de Londres com a Grã-Bretanha conquistando o ouro na prova e somando quatro vitórias como campeão da competição.

Era a primeira vez que o revezamento 4×200 livre foi disputado no programa olímpico, e 113 anos depois, a Grã-Bretanha finalmente pode voltar a conquistar o título desta prova.

No primeiro título de 1908, a piscina era de 100 metros, aliás, a primeira competição olímpica com piscina. Anteriormente, as disputas eram em águas abertas. Esta piscina foi especialmente construída e ficava dentro do estádio de atletismo.

O 4×200 livre teve seis equipes participando na fase inicial e quatro na final. A Grã-Bretanha ganhou o 4×200 com 10 minutos, 55 segundos e seis décimos. O time campeão de 1908 tinha John Deryshire, Paul Radmilovic, William Foster e Henry Taylor.

113 anos depois, os 10:55.6 viraram 6:58.58 novo recorde britânico e europeu, além de terceira melhor performance da história. Os novos campeões olímpicos da Grã-Bretanha que repetem o título de 1908: Tom Dean, James Guy, Matthew Richards e Duncan Scott.

2 respostas
  1. Sandro
    Sandro says:

    Boa Tarde Coach!
    Achei uma pena os britânicos que ficarem fora da final do 4x100m livre por descuido, acho que calcularam mal…
    Porém, vieram à forra no 4x200m livre, uma vitória fantástica e incontestável.
    Espero um grande desempenho britânico nos revezamentos medley para coroar a carreira de Adam Peaty.

  2. Mbruno
    Mbruno says:

    O choro do James Guy no fim da prova só perdeu para o da equipe de ginástica masculina da Rússia quando ganharam o ouro. Momento das olimpíadas para mim em emoção apesar de não ter recorde olímpico ou mundial e não ser, em si, nada excepcional, mas eu sei o que significa para eles.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário