Nadar os 50 metros nado livre sem respirar é uma das estratégias mais comuns da natação de alto rendimento, tanto para homens como mulheres. Porém, existem alguns atletas que tem certa dificuldade para executar a prova sem respirar, e mesmo assim, ainda conseguem bons resultados.

Dara Torres foi vice campeã olímpica dos 50 metros livre perdendo a prova por apenas um centésimo. E Dara respirava a cada três braçadas. Enquanto a grande maioria dos principais nadadores brasileiros nada a prova sem respirar, nossa melhor nadadora, Etiene Medeiros que é campeã pan-americana. e recordista sul-americana da prova, respira pelo menos duas vezes na prova.

Cesar Cielo, Bruno Fratus, e muitos outros nadam sem respirar. Como o francês Florent Manaudou que foi destaque em artigo no jornal L’Equipe indicando que desde o ano passado estaria recebendo orientação de um treinador de mergulho, Arnaud Jéraud, em técnica para melhorar performance com menor uso de oxigênio.

Basicamente, estratégias para poder manter a técnica no final de prova, mesmo estando nadando em hipoxia, sem perder a qualidade dos movimentos. Florent Manaudou nada os 50 livre como sua única prova individual nesta competição. Antes, ele já participou do revezamento 4×100 livre da França que ficou em sexto lugar com Manaudou fazendo o parcial de 47.62.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário