Não consegui entender como a FINA chegou a conclusão de que os melhores nadadores do Mundial de Piscina Curta em Abu Dhabi foram o russo Kliment Kolesnikov e Siobhan Haughey de Hong Kong. Não pela qualidade dos dois nadadores, nem menos seus resultados, mas pelos critérios encontrados para se chegar a esta conclusão, ou a falta deles como ficou mais evidente.

O prêmio de Melhor Nadador do Mundial é algo tradicional e que a FINA sempre faz utilizando SEMPRE a sua tabela de pontuação, ou seja, o melhor masculino e feminino sempre são aqueles que mais pontos somam pelas suas performances, ou o índice técnico.

Desta vez, não foi nem por isso, nem pelas medalhas conquistadas, confira:

Masculino
* Se utilizarmos a tabela de pontos, ou o chamado índice técnico, o alemão Florian Wellbrock e seus 14:06.88 nos 1500 livre ganharia com 1004 pontos. Ao escolher Kliment Kolesnikov, temos de descer a posição 63 de performances com Kolesnikov e seus 22.66 na vitória dos 50 costas.

* Para Kolesnikov, a FINA decidiu atribuir a ele a condição de melhor da competição pelo número de medalhas. Ele foi o maior medalhista do Mundial com seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma prata e um bronze. Vale destacar que três destas medalhas, duas de ouro, vieram das provas de revezamento.

Feminino
* Já que o critério para o Melhor Nadador do masculino foi para o critério de medalhas, Maggie Mac Neil do Canadá deveria ter sido a escolhida. Ela ganhou 5 medalhas, quatro de ouro e uma de prata, três delas de provas de revezamento, duas de ouro. Ao escolher Siobhan Haughey de Hong Kong temos de descer até a posição 28 do quadro de medalhas por atleta, três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze.

* Nem se considerarmos o índice técnico dá Haughey. A melhor performance da competição é de Maggie Mac Neil e seus 25.27 nos 50 costas somando 1.039 pontos enquanto que os 200 livre de Siobhan Haughey de 1:50.31 dá 1.0003 pontos. As duas marcas foram recordes mundiais.

Ou seja, não entendi nada, imagino que ninguém…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário