Texto publicado hoje pelo Comitê Olímpico Internacional:

O Comitê Olímpico Internacional (COI) condena veementemente a violação da Trégua Olímpica pelo governo russo. A respectiva resolução da ONU foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2 de dezembro de 2021 por consenso de todos os 193 Estados membros da ONU. A Trégua Olímpica começou sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos, em 4 de fevereiro de 2022, e termina sete dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos.

Hoje, o presidente do COI, Thomas Bach, reitera seu apelo à paz, que ele expressou em seus discursos na Cerimônia de Abertura e na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos.

Na Cerimônia de Abertura, ele pediu às autoridades políticas: “Observem seu compromisso com esta Trégua Olímpica. Dê a paz uma chance.”

Na Cerimônia de Encerramento, ele pediu aos líderes políticos “que se inspirem” no “exemplo de solidariedade e paz” dado pelos atletas olímpicos.

Após os eventos recentes, o COI está profundamente preocupado com a segurança da Comunidade Olímpica na Ucrânia. Estabeleceu uma força-tarefa para monitorar de perto a situação e coordenar a assistência humanitária aos membros da Comunidade Olímpica na Ucrânia, sempre que possível.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário