O Comitê Paralímpico Internacional anunciou hoje que as equipes da Rússia e Belarus serão autorizadas a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno Beijing 2022. A participação dos atletas será com a representação da bandeira do Comitê Paralímpico Internacional e em caso de conquista de medalha de ouro na execução do hino do Comitê. As medalhas conquistadas por estes atletas não entrarão no quadro de medalhas da competição.

Enquanto uma pressão enorme da mídia internacional e até alguns Comitês Paralímpicos de outros países, o IPC indicou que qualquer tipo de banimento das delegações da competição seria um ato ilegal dentro do que determina a Corte Suprema da Alemanha, sede do Comitê.

O IPC, segundo o Presidente da entidade, o brasileiro Andrew Parsons, não tem autoridade para banir qualquer país dos Jogos Paralímpicos, somente a Assembleia Geral da entidade. Entretanto, uma Assembleia precisa de seis meses de antecedência para ser convocada.

Estamos todos bastante impactados pelos conflitos na Rússia, e o apelo internacional é imenso, mas a decisão do IPC foi sensata e embasada em argumentos legais da entidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário