Não é brincadeira não, é verdade. Ron deSantis, Governador da Flórida, no uso de sua autoridade máxima no Estado da Flórida, publicou uma proclamação pública declarando a nadadora Emma Weyant como a campeã do NCAA Divisão I Feminino de 2022 na prova das 500 jardas livre.

Weyant, atleta da Universidade da Virginia, é natural da Flórida, nasceu em Sarasota, e chegou na segunda colocação das 500 jardas livre perdendo para a nadadora trans Lia Thomas da Universidade da Pennsylvania.

Na proclamação, deSantis contesta a regra que permitiu a participação de Lia Thomas e publicou o documento reconhecendo Weyant como “a verdadeira campeã da prova”.

 

 

 

Para quem ficou surpreso com a “autoridade” para um governador de um estado deliberar por um resultado esportivo nacional disputado em outro estado, a Flórida é o local onde queria sediar a Olimpíada substituindo a Tóquio em plena Pandemia e o local onde o Secretário de Saúde recomenda a não vacinação de crianças.

Sempre é bom lembrar, decisões contrárias as orientações do NCAA podem custar caro aos cofres. A entidade pode proibir a realização de eventos no Estado custando perda de milhões de dólares. Isso aconteceu na Carolina do Norte há alguns anos. Uma lei havia sido baixada proibindo o acesso de pessoas trans aos banheiros públicos. A perda de eventos e muitos milhões de dólares custou tão caro que a lei foi revogada.

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário