Ontem os índices e critérios da natação e águas abertas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram publicados no site do Comitê Olímpico Internacional. Hoje, através do site SwimSwam, a FINA indicou que os critérios anunciados ainda não estariam aprovados e teriam sido publicados “por engano” pelo COI, algo como se não tivessem sido finalizados.

Critérios e regulamentos de classificação das respectivas modalidades são de responsabilidade das respectivas federações internacionais de esporte, ou seja, natação, águas abertas, saltos ornamentais, nado artístico e polo aquático, é de responsabilidade da FINA, embora antes de serem aplicados precisam ter a anuência do COI, mas jamais sua participação nesta elaboração de critérios.

Assim, não fica difícil concluir que os critérios que foram publicados ou “vazaram” são oficiais, resta saber que tipo de ajuste ou aprovação precisam ter antes de sua publicação oficial.

Ontem, a Best Swimming informou que tal publicação era “antecipada”, já que normalmente tais critérios são sempre anunciados no segundo semestre dos dois anos anteriores a disputa dos Jogos Olímpicos.

Amanhã pela manhã teremos uma reunião do Bureau da FINA, quando o tema vai ser discutido e provavelmente aprovado. Assim, antes que se diga que os critérios e índices que “vazaram” são falsos, aguardemos a decisão de amanhã, pois ao que parece, só faltou mesmo foi a aprovação do Bureau, medida fundamental para todas as decisões executivas da entidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário