O jovem nadador australiano Isaac Cooper, de 18 anos de idade, foi mandado de volta para casa ontem, faltando 10 dias para o início da natação do Commonwealth Games em Birmingham, na Grã-Bretanha.

De acordo com o comunicado divulgado pela Swimming Australia, Cooper teria utilizado medicação não autorizada violando o código de conduta da Seleção Australiana. Sem dar detalhes que medicação e que problemas de comportamento ele teria apresentado, a federação australiana ainda lida com a pressão negativa que abalou a campanha da equipe nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Na época, o revezamento 4×100 livre da Austrália, e todos os seus seis representantes fizeram uso da medicação Stilonx combinada com álcool causando um enorme caso de indisciplina na equipe. Todos os atletas foram suspensos, mais de um ano, e o head coach Leigh Nugent foi demitido.

Agora, sem sabermos qual foi a medicação, a Swimming Australia foi rápida e retirou o Isaac Cooper imediatamente da delegação mandando de volta para casa.

Atual recordista nacional dos 50 metros costas, medalhista olímpico do 4×100 medley misto, ficou em 8o lugar no Mundial de Budapeste nos 50 costas e chegou a semifinal dos 100 costas.

Considerado uma das forças da nova geração australiana, Cooper trocou de cidade para ir treinar em Brisbane, e faz parte do Rackley Swim Team, antigo clube de James Magnussen.