Prefeito Eduardo Paes e o Presidente do COB Paulo Wanderley assinaram o contrato de renovação do uso do Complexo Aquático Maria Lenk nesta quinta-feira em encontro na Prefeitura do Rio de Janeiro. O contrato original foi assinado em 2028 e tem duração até 2028, mas no novo documento assinado hoje amplia agora até 2048.

Construído para os Jogos Pan Americanos de 2007, o Comitê Olímpico do Brasil ganhou o direito de gestão do complexo desde 2008 e a cada temporada foi ampliando o seu uso transformando o local no Centro de Treinamento do Time Brasil.

Já são quatro Olimpíadas que tiveram preparação e treinamentos da equipe brasileira no local (2008, 2012, 2016, 2020). Com a renovação do contrato, o CT do Time Brasil vai estar a serviço do esporte olímpico do Brasil por mais sete edições de Jogos Olímpicos.

O contrato entre sa duas partes é o chamado “contrato de cessão não onerosa”, que representa nenhum pagamento em contrapartida a Prefeitura, mas também nenhuma despesa. É de responsabilidade total do COB a manutenção, reforma e aparcelamento das instalações. Os contratos de cessão não onerosa também impedem qualquer tipo de arrecadação relacionada ao local.