A imprensa de Singapura explodiu hoje com o caso de dois nadadores da Seleção Nacional, Joseph Schooling e Amanda Lim, que teriam sido flagrados fumando maconha em uma competição oficial em maio.

Schooling, 27 anos de idade, surpreendeu o mundo em 2016 ao vencer os 100 metros borboleta nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Ele ainda conseguiu ser medalhista de bronze na mesma prova no ano seguinte, no Mundial de Budapeste. Desde então, sua carreira tem decaído a cada temporada.

Este ano, Schooling teve negada a sua solicitação de dispensa do serviço militar obrigatório que já estava em vigor desde 2015. Em maio, ele fez parte da Seleção de Singapura nos Jogos do Sudoeste da Ásia, em Hanoi, Vietnã, onde ganhou duas medalhas de ouro e um bronze.

Foi lá, que Schooling e Amanda Lim, foram pegos fumando maconha em tema que até hoje não era conhecido. Amplamente divulgado na imprensa, Schooling já usou as redes sociais para pedir desculpas pelo seu ato.

Consumo de drogas em Singapura é um crime com severas punições que inclui de 1 a 10 anos de prisão, ou multas até 20 mil dólares de Singapura, algo em torno de 75 mil reais. Fora isso, Schooling ainda corre risco de suspensão do programa nacional de alto rendimento, onde ele e Lim, são integrantes da chamada Seleção Permanente.

Outro sério risco de punição é o fato de Schooling ser militar e existe zero tolerância dentro das forças militares em Singapura.

Joseph Schooling está entre os nadadores mais bem pagos do mundo. A medalha de ouro conquistada no Rio 2016 lhe deu um prêmio de meio milhão de dólares e até hoje ele tem contratos bastante expressivos com empresas como Hugo Boss, Yakult, Canon e DBS Bank.

Veja aqui a matéria do jornal Strait Times que traz mais detalhes sobre o tema:

https://www.straitstimes.com/singapore/swimming-joseph-schooling-and-amanda-lim-admit-to-drug-use