Um pioneiro, nadador, professor, mestre e nadador masters, a natação gaúcha perdeu um de seus grandes. Jayme Werner dos Reis, o Peixinho nos deixou.

Em Porto Alegre, onde vivia, Peixinho foi figura determinante na educação física e desenvolvimento da natação do Rio Grande do Sul. Estava há anos integrado na natação masters e sempre manteve competitivo nos eventos nacionais e internacionais.

Pessoalmente, foi uma figura que me inspirou, uma referência. Amanhã vamos nadar, e mesmo tristes, vamos nadar com vontade, como o Peixinho sempre nos incentivava.

Mensagem postada pela Escola de Educação Física e Dança da UFRGS:

Com profundo pesar informamos no dia de hoje 07/09/22 o falecimento do nosso querido professor Jayme Werner dos Reis “Peixinho”. Professor Peixinho nos deixa um grande legado! Nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Nascido em 1932, o professor Peixinho já em 1939 integrava a equipe de natação do clube Grêmio Náutico União. Com a vida de atleta, Jayme soube conciliar a pesquisa, a docência, os cargos administrativos na UFRGS (foi vice-diretor da ESEFID, pró-reitor da antiga PRUNI e diretor do Centro Olímpico) e consultorias para implantação de cursos de Educação Física em várias instituições.

Mostrando entusiasmo pela prática do esporte, Peixinho não se deixou abalar por problemas de saúde e colecionou títulos em competições máster de natação, mesmo após cirurgias nos ombros e um infarto.

Como professor, além de ensinar esportes aquáticos em clubes, Peixinho também lecionou Educação Física em escolas de Porto Alegre e no Colégio de Aplicação, onde ingressou em 1957. Na ESEFID, atuou de 1964 a 1995, quando se aposentou, mas mantinha atividades como extensionista. Sua carreira incluiu também passagens por instituições estrangeiras: Escola Superior de Esportes Alemã de Colônia (Deutsche Sporthochscule – Köln) e na Universidade de Indiana.