FINA anunciou hoje que recebeu a aprovação do Comitê Olímpico Internacional para incluir a nova regra da entidade que permite a participação de até dois nadadores por país para a prova por equipes. A entidade aprovou a mudança nas regras em outubro quando os Comitês Técnicos apresentaram tal proposta.

A partir de 1o de janeiro de 2023, todas as competições FINA, as provas de equipe do nado artístico poderão ter até dois atletas do sexo masculino entre os oito participantes da prova por equipes. Tal mudança não estava aprovada pelo COI até hoje pois os critérios de classificação e cotas já haviam sido aprovados anteriormente.

Com o OK dado pelo COI hoje, fica confirmado que poderemos ter até 20 homens entre os 96 participantes do nado artístico dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A classificatória das 10 equipes para o nado artístico da Olimpíada de Paris começa pelos quatro torneios continentais apontando os campeões da África, Ásia, Oceania e Jogos Pan Americanos. A Europa já tem o seu indicado, a França, país sede. As remanescentes cinco vagas serão apontadas pelo Campeonato Mundial de Doha, em fevereiro de 2024.

Recomendo a bela matéria feita pela Swim Channel com o treinador e atleta Edson Fortunato Júnior falando sobre o tema há algumas semanas.