Sim são muitas, são muitas e algumas muito expressivas, mas não, o Blog do Coach optou há alguns anos por não mais divulgar o Troca Troca. E olha que era o período de mais acesso e mais cliques da galera em busca das novidades de saídas e chegadas de atletas.

Aqui explico que tal decisão foi sabendo que “iria perder os cliques” tenho também um compromisso com o desenvolvimento da natação brasileira em geral. E quero dizer a vocês que me acompanham há 16 anos (isso mesmo o Blog do Coach nasceu em 2006), assim como acontecem grandes contratações, também acontecem muitas dispensas, mas muitas mesmo.

Dezembro é um mês maravilhoso, de festa, de reuniões, de celebrações, porém na natação brasileira também é de muitas dúvidas, incertezas e o pior, fim de alguns sonhos e projetos. Ao não publicar o Troca Troca não vou evitar a ida e vinda de nadadores, mas elimino um pouco esta ansiedade e fim de relações que muitas vezes são quebradas de forma prematura.

Natação é um esporte de muita dedicação e principalmente requer um trabalho de longa duração. Um grande treinador, e amigo, Daniel Volokita, hoje morando em Israel, tinha uma frase maravilhosa “Natação é um esporte de adultos, e nosso problema é que muitas vezes perdemos nossos nadadores antes de eles se tornarem adultos”.

No Troca Troca 2022/2023 tem gente muito expressiva trocando de clube e treinador e aos quais desejo muita sorte e sucesso nas suas novas jornadas. Tem também o Flamengo fazendo a grande investida no mercado, especialmente com a chegada do novo head coach Carlos Henrique Matheus. Vai ser muito bom ver o Flamengo com este projeto enfrentrando os principais clubes da natação brasileira.

Aproveito e deixo a dica que existem alguns perfis no Instagram que fazem esta divulgação e podem acompanhar por lá a ida e vinda dos atletas nesta virada do ano. Em fevereiro, a Best Swimming faz um levantamento dos principais clubes do Brasil apresentando, aí sim, de forma completa, seus grupos de trabalho (de treinadores e atletas) para a temporada 2023.