Na Conferência ACC, teve o novo recorde do NCAA do 4×50 livre feminino pela incrível equipe da Universidade da Virginia e lá mesmo a Gretchen Walsh também bateu o recorde dos 50 livre por um centésimo, roubando a marca que era de sua companheira Kate Douglass 20.84.

Mais ao sul, na Conferência do SEC, Jordan Crooks fez história ao se tornar no segundo melhor nadador a executar as 50 jardas livre abaixo dos 18 segundos. Venceu com 17.93 e passa a ser o segundo da prova na terceira performance, atrás apenas de Caeleb Dressel.

Mas não, o melhor resultado do dia foi de Abdelrahman Elaraby, nadador da Universidade de Louisville vencendo a prova dos 50 livre com 18.79, recorde da universidade.

Elaraby é egípcio, apareceu como uma das grandes promessas da natação de seu país, em destaque para excelentes performances de 50 borboleta desde jovem. No ano passado, estava cotado como um dos melhores nadadores para o NCAA na prova das 50 jardas livre tendo ficado em segundo lugar na Conferência. Poucos dias antes do NCAA, ele foi afastado da equipe e ficou um tempo fora.

Meses depois, revelou os motivos e com grande personalidade contou que chegou até tentar um suicídio. Ontem, sua vitória foi uma vitória da vida. Elaraby emocionou a todos na prova, e principalmente ao final dela quando mal conseguiu comentar a alegria e o prazer de estar ali.