Finalmente saiu a sede, as datas e o Mundial Júnior 2023 está confirmado para Israel.

O anúncio veio após todo trâmite legal de assinatura de contratos e compromissos, hoje tão importantes no mundo dos negócios do esporte.

Sediar um evento em Israel sempre existe este risco. Um possível boicote dos países árabes, infelizmente, persiste.

Israel, por questões políticas e de segurança, mesmo localizada na Ásia, não disputa nenhuma competição continental asiática, e sim todos os certames nas confederações europeias.

O local escolhido para receber o Mundial Júnior, o Instituto Wingate, em Netanya, é uma moderna piscina e que inclusive já recebeu o Europeu de Piscina Curta em 2015.

Israel tem sediado alguns torneios de águas abertas da World Aquatics, e cada vez mais. Eilat foi sede das etapas de Copa do Mundo de águas abertas em 2012, 2013 e no ano passado, nesta última quando Ana Marcela Cunha se sagrou hexa campeã do circuito.

Também foi no resort turístico de Eilat que foi disputado o Mundial Júnior de Águas Abertas em 2018.

O Mundial Júnior de 2013 foi disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Israel esteve presente. Na época, acompanhei pessoalmente a delegação de Israel sempre acompanhada de guarda costas (armados) na competição.

A natação internacional tem sofrido um bocado com estas disputas religiosas/políticas de Israel e os países de religião islâmica. O Mundial Paralímpico de natação de 2019 teve de trocar de sede após a Malásia recusar emitir vistos de participação para os atletas de Israel. Diversos eventos mundiais também temos tido atletas islâmicos desistindo das provas quando aparecem em mesma série de disputa com algum adversário de Israel.

Nem todos países de religião islâmica se apegam a este procedimento, algo mais comum entre os localizados no Oriente Médio. No último Mundial Júnior, disputado em Lima, no Perú, no ano passado, estavam presentes entre os países islâmicos Jordânia, Líbano, Malásia, Marrocos, Tunísia e Turquia. Entre estes, provavelmente a ausência deverá ser da Malásia.