Saiu a publicação no site da ABCD, Agência Brasileira de Controle de Dopagem, a suspensão provisória para o nadador Pedro da Silva Mattoso do Itamirim Novos Cielos por ter apresentado Teste Analítico Adverso em seu teste anti-doping realizado no Troféu Brasil em Recife, no último dia 2 de junho.

Mattoso foi medalha de prata nos 50m peito marcando 27.41 quando fez o teste para a equipe da ABCD presente a competição. O seu resultado apresentou a presença da substância 19-Norandrestorona, uma substância que faz parte da lista proibida da WADA. A 19-Norandrestorona faz parte da Classe S1, Agentes Anabólicos e mais comumente chamada da Nandrolona.

A prova dos 50m peito no Troféu Brasil foi vencida por João Luiz Gomes Jr. com 26.75, com Mattoso em segundo marcando 27.41 e Henrique Borges da Unisanta em terceiro com 27.84. Felipe França chegou na quarta colocação com 27.92.

A suspensão provisória afastada Pedro Mattoso dos treinamentos e competições dando ao atleta a oportunidade para a apresentação da sua defesa e a realização do Painel de Doping.