Termina hoje (sexta-feira 29/09) a natação da 19a edição dos Jogos da Ásia em Hangzhou, na China. A Seleção da casa é a campeã e faz a sua melhor campanha da história, mas isso não é novidade. Já era esperado o bom momento da natação chinesa, porém outros três grandes destaques movimentam este último dia:

* Yufei Zhang está com 5 medalhas de ouro, a maior medalhista da competição e tem duas provas neste último dia, em ambas facilmente chegará as vitórias, nos 50m borboleta e 4×100 medley. Com isso, chegará a sete ouros, maior número da história da competição em uma única edição.

* Haiyan Qin nada os 50m peito e deve somar mais uma vitória na competição chegando ao tríplete das provas de peito. Será a terceira vez em pouco mais de dois meses que ele vai conseguir isso. Aconteceu no Mundial de Fukuoka, nos Jogos Universitários de Chengu e agora nos Jogos da Ásia.

* Japão faz a pior campanha da história. A diferença já era grande, mas ficou muito maior. Nunca vi uma Seleção Japonesa tão fraca, tão distante de seus melhores tempos e resultados. Perder os Jogos da Ásia para a China, acontece, mas chegar ao último dia de competição na terceira colocação e com apenas três ouros está longe do normal. No último Jogos da Ásia, em 2018, o Japão foi campeão da natação com 19 medalhas de ouro.