Sábado nas capas dos jornais na Austrália trazem uma crise na natação da Austrália (mais uma). Reportagens trazem detalhes vazados do relatório final que apontou inúmeras incidências de abuso e misoginia na diferença de tratamento em todos os níveis da natação australiana.

O relatório de 114 páginas foi feito por investigadores independentes que sob o título de “Beneath the surface: the experience of Women and girls in swimming” mostrou um sistema marcado por uma histórica e recorrente discriminação com atletas do sexo feminino, humilhação, bullying entre outros.

Também existe críticas ao ex-nadador e campeão olímpico Kieren Perkins, hoje o mais poderoso nome do esporte australiano, numa espécie de Ministério do Esporte Nacional. Perkins não interferiu nas investigações, mas tentou abafar os seus resultados negativos encontrados.

Para manter o anonimato de muitos participantes, foram escutadas 158 pessoas, ficou decidido a não publicação do relatório por completo. Embora suas recomendações venham a se tornar pública, as denúncias não serão completamente divulgadas.