Vladimir Salnikov, bi campeão olímpico dos 1500m nado livre e primeiro homem da história a nadar a prova abaixo dos 15 minutos, é o Presidente da Federação Russa de Natação e ao final da disputa do Campeonato Nacional de Piscina Curta em São Petersburgo declarou que a atual proposta de representar a Rússia de forma neutra em Paris não lhe agrada.

“Se fosse eu, se fosse esta proposta me oferecida para disputar os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, eu recusaria”. Salnikov venceu os 400, 1500 e 4×200 livre em Moscou 1980 e ficou de fora de 84 em Los Angeles pelo boicote da União Soviética.

Mesmo sem uma proposta oficial do Comitê Olímpico Internacional para participação nos Jogos de Paris, a World Aquatics ofereceu aos atletas da Rússia e Belarus participar dos eventos da entidade como atletas neutros. Vários nadadores de Belarus já começaram a participar iniciando na Copa do Mundo deste ano.

Veja a entrevista de Salnikov aqui (em russo):

 

https://matchtv.ru/swimming/matchtvnews_NI1984153_Salnikov_Jesli_by_mne_v_1984_godu_predlozhili_takije_ogranichenija_pered_Olimpiadoj_ja_by_ne_pojehal?fbclid=IwAR0aaproxw35k9NcYuDfkRawz4cLRGiKk7wVOrZ7kbaGtVWNg5Qdcmzcz7s