O Rio Sena, o rio que é a cidade de Paris, literalmente, é nele que estão depositadas as maiores expectativas e dificuldades na organização dos Jogos Olímpicos deste ano. Antes era a questão da balneabilidade, agora, isso que ainda não foi solucionado tem a questão da segurança.

Tudo isso porque o Comitê Paris 2024 decidiu fazer algo jamais feito: a cerimônia de abertura em um desfile de barcos em pleno Rio Sena, 300 ou 600 mil pessoas presenciando algo inédito e histórico.

A segurança já era preocupação, agora ainda mais. A ideia nasceu e tomou corpo após o sucesso que foi a abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em pleno Obelisco no centro de Buenos Aires, na Argentina.

O Rio Sena também está programado para ser um dos maiores legados destes Jogos. A ideia é de, depois de mais de 100 anos, o local ser aberto para o banho público.

Vale muito a pena ler o artigo publicado ontem no Washington Post pelo jornalista americano Les Carpenter.

https://www.washingtonpost.com/sports/olympics/interactive/2024/paris-olympics-seine-river-opening-ceremony/?fbclid=IwAR2xuUwaIfM3rHk_PJQof4G2O8VnaCx99IlPZOKkHo1SCyNd-wp0K8CBdc0