Gabigol, atacante do Flamengo, foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva Anti-Dopagem por dois anos por ter infringido o artigo 122 do Código da ABCD, Associação Brasileira de Controle de Doping. A notícia foi publicada pelo UOL aqui e pelo Globoesporte aqui.

Segundo a denúncia, Gabigol tentou evitar um teste surpresa de controle anti-doping no dia 8 de abril de 2023, ao ser visitado por uma equipe da ABCD no Ninho do Urubu, na véspera da decisão do Campeonato Carioca contra o Fluminense.

De acordo com a denúncia, Gabigol teria, por diversas formas, evitado a coleta, retardando o trabalho dos fiscais, mas o que realmente gerou a denúncia foi o fato de ter, depois de duas horas, ter feito a coleta sem mostrar o procedimento e entregue os frascos de forma aberta contrariando a orientação e exigência do processo de controle anti-doping.

No caso de uma coleta de um atleta masculino, o fiscal de controle anti-doping precisa visualizar o atleta fazendo a coleta com imagem direta de seu pênis. O mesmo tipo de procedimento é exigido para as atletas mulheres, onde as fiscais de controle anti-doping precisam visualizar o contato direto da amostra com a vagina.

A suspensão de Gabigol foi até “branda” pois o artigo 122 fala em suspensão de até quatro anos. O texto do artigo diz:

Art. 122. Fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem por um atleta ou outra pessoa.
Sanção: suspensão de quatro anos, exceto:
I – se o atleta ou outra pessoa puder comprovar circunstâncias excepcionais que justifiquem uma redução do período de suspensão, caso em que o perí- odo será de dois a quatro anos, dependendo do grau de culpa do atleta ou de outra pessoa; ou
II – em um caso que envolva uma pessoa protegida ou um atleta de nível recreati- vo, o período de suspensão corresponderá a, no máximo, dois anos e, no mínimo, uma advertência, sem período de suspensão, de acordo com o grau de culpa.

O caso Gabigol teve a sua versão na natação com Sun Yang, que além de evitar o trabalho dos fiscais de controle anti-doping ainda destruiu as amostras coletadas. A atitude do nadador chinês lhe custou uma suspensão de oito anos, depois reduzida para 4 anos e três meses.

A decisão do Tribunal de Justiça Anti-Doping cabe recurso, mas somente no Tribunal da Corte Suprema do Esporte CAS/TAS na Suiça. Estes casos, entretanto, não são julgados tão rapidamente, e podem levar vários meses até que possam vir a ser apreciados. Até o fim deste processo, Gabigol fica impedido de jogar e até treinar com qualquer clube do futebol mundial.