Sexta-feira a imprensa francesa trouxe duas notícias que aumentaram as dúvidas e expectativas em relação as condições do Rio Sena para as provas de águas abertas e a natação do Triatlo e Paratriatlo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A primeira delas foi o cancelamento do Teste Evento de Águas Abertas, sim, esta prova nunca aconteceu. Ela seria em Agosto do ano passado na Copa do Mundo de Águas Abertas, mas foi cancelada pelas condições de balneabilidade do rio. Assim, um evento local seria realizado esta semana e, por conta das fortes chuvas das últimas semanas, foi postergado. Ainda sem nova data.

Outra notícia, talvez não tão expressiva para o evento, mas preocupante pela dimensão foi a promessa da Prefeita Anne Hidalgo que irá nadar no Rio Sena, marcando uma nova era deste projeto de 1,4 bilhões de euros, o maior legado de Paris 2024. Pois, sem confirmação oficial, mas amplamente divulgado pela Agência France Press, e sem contestação oficial, “a nadada da Prefeita” deve mudar de data.

Inicialmente seria 23 de Junho, o Dia Olímpico. A nova data, ainda não confirmada, deve ser por volta de 30 de Junho.