O motivo é como o “caso Kristof Milak” foi abordado durante este último ano. Katinka Hosszu já havia se manifestado contrária a forma e a pressão que a Federação Húngara estava fazendo, e expondo, Milak neste período. Agora, com o fim da Olimpíada, e a perda do ouro nos 200m borboleta, a Dama de Ferro aponta que determinado tipo de informação deveria ter sido mantido em sigilo e jamais ser de conhecimento público, e em especial dos adversários.

Veja a carta aberta de Katinka Hosszu traduzida para o português:

Uma carta aberta à natação húngara
Lendo a opinião pública húngara, não compreendo porque é que os jornalistas estão a ser atacados, eles estavam apenas a fazer o seu trabalho e a comunicar as palavras do presidente do MUSZ, capitão da selecção nacional e seleccionador do MUSZ, Kristóf Milák.
Nunca houve um piloto da MUSZ que tenha prejudicado tanto a preparação do seu melhor concorrente.
Pelas informações que recebeu do MUSZ, Bob Bowman sabia meses antes dos Jogos Olímpicos que precisava de preparar o seu aluno para os últimos 50 metros dos 200 metros mariposa, tanto física como principalmente mentalmente. Em Paris, Bowman só teve de dizer a Marchand: “Treinaste mais forte do mundo, nos últimos 50 vais ultrapassar Milák, que quase não treinou este ano, mereces o ouro”
Infelizmente, esta não é a primeira medalha olímpica que não é conquistada devido à gestão do MUSZ, mas esperamos que seja a última.
Milák é apenas a ponta do icebergue, pensemos se o fizerem com o recordista mundial campeão olímpico, o que acontecerá aos restantes competidores.
A direção do MUSZ fez exatamente o oposto do que deveria ter feito. Não completaram o “trabalho” e até atrapalharam.
Depois de um comportamento tão insidioso e cobarde, a única ação decente seria despedir toda a equipa. Devem recuar do campo de batalha. Mas desta vez, não apenas com uma eleição antecipada, que é anulada por outra eleição com recurso à intimidação e à chantagem, mas de forma definitiva.
Mesmo no meu tempo, havia divergências entre a geração dos anos 80 e a liderança do MUSZ, e isso só se intensificou com a geração seguinte.
Não deveriam poder prejudicar ainda mais o desporto húngaro.

MUSZ = Federação Húngara de Natação