Faleceu neste sábado, em Salvador, aos 69 anos de idade, a nadadora Analice Andrade Silva.
Analice, experiente nadadora de águas abertas e piscina, participava de uma prova parte do festival aquático da Travessia Itaparica Salvador. Analice já fez a prova Mar Grande – Salvador quatro vezes e hoje, não se sentiu bem numa prova de 900 metros nadando com pé de pato.
Natural de Nazaré, Bahia, Analice descobriu a natação aos 48 anos de idade por recomendação médica. Com o corpo com muitas manchas, foi o dermatologista Eduardo Marques que indicou a prática esportiva para a sua doença que tinha caráter emocional.
Começava ali uma nova era na vida de Analice. O início tímido acompanhada do filho nas aulas de natação na Petrobrás se tornaram numa ávida nadadora de águas abertas com múltiplas provas em mais de 20 anos de disputa. Neste período, Analice foi 10 vezes apontada como a Melhor Nadadora de Águas Abertas da Bahia e outras oito vezes como o Destaque Masters em provas de piscina.
A famosa Travessia Mar Grande Salvador foi percorrida quatro vezes por ela que ainda chegou a ser campeã do Circuito Nacional da Copa Brasil de Águas Abertas.
Nos treinos diários na Rhanc, Analice fazia parte da turma da “raia 6” conhecida como a Raia da Alegria. Neste domingo, momentos antes da largada da Travessia Itaparica Salvador uma homenagem será feita a Analice que deixa esposo e filho.
Veja a nota oficial publicada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos: