Penny Oleksiak, campeã olímpica dos 100m livre no Rio 2016, deve ser suspensa pela World Aquatics pela perda de três exames de controle anti-dopagem num período de 12 meses. A nadadora canadense estava convocada para representar o seu país no Mundial de Singapura e já indicou que aceita a suspensão voluntária não contestando a infração.

Atletas de alto rendimento são obrigados a manterem um completo e detalhado roteiro de deslocamento em sua rotina. Durante 365 dias do ano eles devem estar disponíveis para testes surpresa no horário das 6 da manhã até 23 horas.

Caso uma equipe de controle de dopagem chegar a sua residência, e você não estiver lá, eles fazem a comunicação via telefone e o atleta tem até uma hora para estar no local.

Pelo comunicado do ITA, Agência Internacional Anti-Dopagem, Oleksiak perdeu três testes consecutivos e foi notificada. A nadadora ainda não está suspensa, mas ao aceitar a suspensão voluntária seu afastamento já conta como desconto na possível, e provável, suspensão que está por vir.