2017 vai ser um ano diferente para a natação brasileira. Vivemos um pós-Olimpíada diferente. Sem medalhas, sem dinheiro, as vésperas de uma controversa e polêmica eleição para a CBDA. Clubes sem dinheiro, com cortes drásticos em seus programas, novas filosofias, novas direções. É o ciclo Tóquio 2020 que se inicia e a Best Swimming faz uma coletânea com o que nos espera para 2017 nos principais clubes da natação brasileira.

esporte-clube-pinheiros-original

Principal clube do país, o Pinheiros abre 2017 numa “contra-mão”. Conseguiu nestes tempos de crise fazer investimentos e melhorar ainda mais o programa. A maior contratação é a volta de Cesar Cielo ao clube. Cielo deixou o Pinheiros em 2010 para o grupo Pro 16 passou por Flamengo, Clube de Campo e Minas Tênis para voltar ao clube onde conseguiu os melhores resultados de sua carreira.

E não foi só Cielo. O clube trouxe Luiz Altamir Melo, Breno Correia e Ana Giulia Zortea do Flamengo, mais André Pereira do União, Maria Luiza Pessanha do Marina Barra. Todos nadadores da Seleção Brasileira e medalhistas em campeonatos nacionais. Mas também perdeu. Henrique Rodrigues foi para o SESI, e dispensou astros como Bruno Fratus, João de Lucca e Joanna Maranhão.

Na comissão técnica, a perda de Mirco Cevales precisa ser lamentada. Eleito pela Best Swimming como o melhor treinador do Brasil em 2016, Mirco, por enquanto, está fora da natação competitiva. Assim, o clube fez um arranjo no programa com o grupo principal estando entre Alberto Pinto da Silva, André Amendoim Soares, Tiago Moreno e Silas. Regis Mencia ficou com o juvenil e Márcio Esteves que era do Paineiras assumiu o infantil.

corinthians_natacao11

Corinthians passou por uma reformulação grande. Top 3 da natação brasileira há anos, o Corinthians 2017 é um novo Corinthians. Um corte drástico no orçamento do clube causou a perda de grande parte da equipe principal. Números extra-oficiais falam em redução de 80% do orçamento do clube. Atletas só recebem renumeração a partir do júnior e em números bem inferiores aos pagos anteriormente.

Mesmo assim, o clube conseguiu sustentar um bom grupo, mas também sofreu perdas na comissão técnica. Estas não afetadas pelos cortes, mas sim por melhores ofertas. Sérgio Onha Marques deixou o clube e foi dirigir o Minas, e Wlad Veiga fez o mesmo para dirigir o Paineiras. O “Novo Corinthians” tem agora Carlos Henrique Matheus, Danilo Lima e Paulo Cesar Prado trabalhando com a equipe principal, de júnior a senior. O infantil agora está com Lucas Fragoso.

O clube manteve Brandonn Almeida, maior estrela do clube, formado no clube e que em agosto deve integrar a equipe universitária da South Carolina, nos Estados Unidos.

image

O Minas Tênis Clube encontrou em Sérgio Onha Marques o nome para assumir a posição de Head Coach do clube. Com a saída do australiano Scott Volkers em setembro do ano passado, um longo processo de seleção foi iniciado e Serjão apontado para ser o novo comandante do programa. Serjão será o primeiro treinador do país a ter passado pelos três grandes clubes do Brasil (Pinheiros, Corinthians, Minas).

Serjão vai atuar na equipe principal ao lado de Marcelo Vaccari, Dellano Cezar, Adriana Mitidieri e Eduardo Santos. Mitti e Dudu também são responsáveis pelo júnior, André Cordeiro e Mauro Diniz no juvenil, Gustavo Piza e Bruno Beling serão os treinadores do infantil.

Entre os atletas, o clube optou por abrir mão de estrelas como Cesar Cielo e Thiago Pereira e trouxe novos nomes como Evandro Silva, Leonardo Alcover, Andreas Mickosz, Guilherme Ocampo, Marco Antonio Ferreira Junior, Bruna Rocha e Diogo Villarinho.

O “treinar fora” parece que virou uma “não-opção” na nova filosofia do clube. Assim, quem treina fora, perde seus salários. Felipe Lima segue em Auburn e Nicolas Oliveira e Daiane Becker passaram a treinar no Stanford Aquatics, na Califórnia, Estados Unidos.

unisanta

Quem contratou muito foi o Unisanta. Manteve a dupla das águas abertas, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, além de ter a chegada de Joanna Maranhão que planeja uma estreia na modalidade nesta temporada.

Na piscina, nomes fortes como Leonardo de Deus e Thiago Simon vieram do Corinthians, Daiene Dias e Carol Bilich do Minas. Matheus Santana segue ligado ao clube, mas está treinando no SwimMac, nos Estados Unidos. Entre as saídas, Tales Cerdeira deixou o clube.

16142816_1196306830448045_8300303052975074731_n

Renato Balan é a novidade na comissão técnica do SESI-SP para 2017. De volta ao clube, a equipe ganhou reforços de peso como Henrique Rodrigues, Raphael Rodrigues e Matheus Gonche.

Os reforços mudam um pouco o cenário que tem mantido o SESI-SP sempre entre os principais clubes do país no feminino, mas um tanto apagado no masculino. Henrique Rodrigues e Fernando Vanzella é uma parceria que já fez sucesso em temporadas anteriores, tanto quando o nadador esteve no Minas como defendia o Fluminense.

3397

O Grêmio Náutico União manteve a mesma comissão técnica da temporada passada. Nova diretoria no clube, mas o mesmo programa. André Pereira foi para o Pinheiros e o resto do programa se manteve. Chegaram Laura Paludo bom reforço para o Juvenil e Carolina Bergamaschi na equipe principal.

Graciele Herrmann, duas vezes olímpica, segue no clube, mas agora sob a orientação do treinador Kiko Klasser.

Por categoria, os treinadores do União para 2017:
Infantil – Mário Leite
Juvenil e Júnior – Ken Sorgi
Principal – Kiko Klasser e Fred Guariglia

brasao

O Curitibano também manteve toda comissão técnica, mas ganhou reforço na preparação física Reiler Graboski. Na piscina, vieram alguns reforços, entre eles Elder Oliveira que volta depois de passar dois anos no SESI-SP, Camila Tribst também do SESI-SP, Julio Ito da Apan Maringá e Christopher Alves da Gustavo Borges.

Objetivo do Curitibano para 2017 é colocar o maior número de atletas possível na Seleção que vai ao Mundial Júnior e dobrar o número de finais no Maria Lenk.

Por categoria, os treinadores do clube para 2017:
Infantil – Diego Pena
Principal – Walde Saldanha, Julio Saldanha, Christian Carvalho e Rodrigo Felipe.

20070125013825

O Paineiras trocou de comando com a saída de Marco Veiga e Rogério Nocentini. Voltou Wlad Veiga depois de seis anos de Corinthians e que havia sido o head coach do programa até 2011.

20160615171816_637

O Flamengo começa 2017 com uma estrutura que nunca teve. A piscina de 50 metros inaugurada no ano passado a pleno funcionamento, além do novo departamento de ciência e avaliações. Nem isso foi capaz de evitar a perda de estrelas como Luiz Altamir Melo, Breno Correia e Ana Giulia Zortea, os três transferidos para o Pinheiros.

O clube decidiu investir na estrutura, na organização e não vai mudar sua política, independente dos convites de outros clubes. A posição é manter a estrutura e seguir no desenvolvimento sem mudar a filosofia. Nathalia Almeida, que passa dois meses treinando na Austrália, passa a ser a maior estrela (agora solitária) do clube.

Mesmo assim, o Flamengo ganhou alguns reforços nas equipes infantil, juvenil e júnior, quase todos vindos de outros clubes cariocas. Uma exceção é Thais Fazekas Lara, vice campeã brasileira infantil e que nadava pelo Nikita SESI CPR em Recife.

2017 também tem algumas perdas, nadadores que se aposentaram e outros que seguem sem clube:
Aposentadorias de nomes como Henrique Barbosa, Beatriz Travalon, Jéssica Cavalheiro, Samuel de Bona, Allan Vitória.

Estrelas que seguem sem clube: Thiago Pereira, Felipe França, Tales Cerdeira, Bruno Fratus, João de Lucca, Marcos Macedo.

Uma das coisas que mudou para 2017, e por consequência, para o próximo ciclo foi o aumento massivo de atletas que foram e estão indo estudar no sistema universitário americano. Apresentado pela Best Swimming com detalhes, o fluxo aumentou muito e vamos ter o maior número de nadadores se transferindo para o NCAA numa temporada. Outro detalhe, é o elevado número de atletas integrantes das Seleções Brasileiras Júnior e até da Principal.

2 respostas
  1. Ricardo Albuquerque
    Ricardo Albuquerque says:

    Coach e o Fluminense? Vai vir forte heim… principalmente no Petiz e Infantil.

    Muitas mudanças por lá também, na estrutura e na filosofia.

    Abs

  2. Red
    Red says:

    Olá coach, boa tarde.
    Como ficou a natação do Fluminense, equipe tb de grandes resultados do país e do passado e que revela grandes atletas?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário